Não é só estética

Até porque estética não é "só"

2 min read

worm's-eye view photography of concrete building
worm's-eye view photography of concrete building

O seu problema não é "só" estético e eu sei disso.

Eu sempre digo que estética não é "só". Como assim?

Frequentemente durante a consulta, em um momento inicial da conversa, percebo que a paciente está ainda insegura em se abrir, por muito tempo tentei identificar motivos para isso. Eles podem ser os mais diversos, características próprias da personalidade da paciente, necessidade de mais tempo para termos uma conexão médico paciente mais forte, dificuldade em se expressar, dentre outras. Porém, uma passou a chamar a minha atenção: a dificuldade em aceitar para si própria que estética é importante.

Sim, por muitas vezes percebo a paciente fazendo rodeios para chegar no ponto principal da consulta. Começa dizendo que tem dores nas costas, postura inadequada, marcas causadas pelo sutiã em seus ombros ou que após uma cirurgia bariátrica ficou com sobras de pele na barriga e que agora faz feridas abaixo dessa pele, o odor fica forte... Tudo isso é verdade e é valorizado! Mas um ponto fundamental parece sempre demorar a chegar no assunto, o fato de que ela não se sente bonita e que quer ver no espelho algo diferente do que enxerga hoje! Sempre uma frase parece pairar na cabeça dela "dr, assim, não é só estética, sabe?".

De fato não é. Não só porque todas essas outras queixas são muito importantes, mas porque estética não é "só".

A aparência impacta diretamente na maneira com que nos relacionamos com o mundo a nossa volta, relações de amizade, amorosas, no trabalho e até nossa com a gente mesmo! Quem está mal consigo mesmo enfrenta dificuldades no trabalho, sai menos, não quer viver momentos especiais porque sabe que precisará colocar um biquíni ou tirar fotos e muitas vezes não fica confortável nem junto daquela pessoa que tanto ama e confia.

Estética é importante e seu cirurgião plástico sabe disso!

Quero que quando a gente se encontre você sinta toda tranquilidade do mundo em me falar aquilo que realmente te incomoda, todos os pontos precisam de cuidado e a estética jamais ficaria fora disso.

Dr. Rafael de Figueiredo

Cirurgião Plástico